Portugueses consideram os procedimentos de compra e venda de casa estressantes
19.05.2022De que forma pode a MaxFinance contribuir para facilitar a transação de imóveis?
Os Portugueses consideram tratar dos documentos e procedimentos relacionados com a compra e venda de uma casa como um dos momentos mais estressantes das suas vidas. Um estudo da TIKO revela que 61% dos Portugueses se sente desta forma.
Além disso, 50% dos inquiridos estaria disposto a resolver todas aquelas obrigações online. A confiança nestes métodos está a ganhar espaço.
Apesar de os portugueses dispensarem de bom grado os procedimentos administrativos relacionados com a transação, a venda de imóveis entre particulares predomina em Portugal continental, o universo deste estudo.
O que mais valorizam os portugueses?
Cerca de 48% dos inquiridos vivem em casa própria e já passaram, por isso, pelo menos, por um processo de transação de imóveis. Nesses processos o que mais valorizaram foi:
- a seriedade das partes envolvidas no negócio (44%);
- a rapidez do processo (23%).
Um dado que se pode destacar ainda deste estudo é que 78% dos inquiridos admite não viver na casa dos seus sonhos. O que significa que, mais cedo ou mais tarde, poderá precisar de mudar novamente. Entre os que pretendem mudar de casa durante 2022, em causa está:
- A mudança de área de residência (41%);
- A área do imóvel não se adequar à dimensão do agregado familiar (31%).
Isto se não houver algum impedimento que leve ao adiamento da mudança, como:
- a falta de recursos financeiros (79%);
- a dificuldade na obtenção de crédito à habitação (49%);
- a dificuldade de encontrar o imóvel adequado (46%).
Quando colocam a casa à venda, os portugueses antecipam ter de esperar entre os três e os seis meses (48%), valorizando:
- o preço justo (81%);
- a conclusão do processo em menos de 10 dias (32%);
- um parceiro que trate de toda a documentação, sem custos (70%);
Os mediadores são uma das soluções
É caso para dizer que os portugueses procuram intermediários de crédito para os ajudar em todo o processo de compra e venda da casa. Os mediadores ajudam a encontrar as melhores soluções para o seu caso e trata de todos os procedimentos e documentação necessária à conclusão do negócio.
O que é um intermediário de crédito?
Um intermediário de crédito é uma pessoa, singular ou colectiva, que participa no processo de concessão de crédito, explica o Banco de Portugal (BdP). A MaxFinance é um desses intermediários.
Concretamente a MaxFinance e os seus franchisados são Intermediários de Crédito Vinculados, autorizados pelo BdP, ou seja, atuam como intermediário em nome e sob a responsabilidade total e incondicional do ou dos mutuante(s) com quem tenha celebrado contrato de vinculação. Estes serviços não têm custos para o cliente.
O que faz um intermediário de crédito?
- Apresenta e propõe contratos de crédito a consumidores;
- Presta assistência a consumidores nos atos preparatórios de contratos de crédito mesmo que não tenham sido apresentados ou propostos por si;
- Celebra contratos de crédito com consumidores em nome das instituições mutuantes;
- Presta serviços de consultoria, dando recomendações personalizadas sobre os contratos de crédito.
Em suma, pode contar com a MaxFinance para o ajudar na concretização da aquisição da sua casa de sonhos. A MaxFinance está à sua espera para tratar não só de toda a documentação necessária à conclusão do negócio, mas também para encontrar o financiamento mais adequado.