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Beatriz Rubio: Os nossos Franchisados analisam caso a caso e ajudam todos os Clientes

03.03.2022
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A rede MaxFinance é composta por 349 Franchisados, distribuídos pelo Continente e Ilhas.

A empresa «tem como foco o Cliente e a oferta de um serviço de Excelência baseado na disponibilização de soluções financeiras diversificadas e adequadas a cada perfil de Cliente», introduz Beatriz Rubio, CEO da MaxFinance.

Os Franchisados da empresa «estão preparados para analisar caso a caso e ajudar todos os Clientes a conhecerem os produtos e as soluções que podem otimizar a poupança das famílias portuguesas», chama a atenção.

A MaxFinance foi fundada em 2008 e é hoje «a maior referência nacional no setor da Intermediação de crédito», explica. Em 2017, «foi aprovado o regime jurídico que estabeleceu os requisitos de acessos e de exercício da atividade de intermediário de crédito e da prestação de serviços de consultoria» e, no ano seguinte, a Max Finance – Intermediários de Crédito solicitou o pedido ao Banco de Portugal para o exercício para a atividade de intermediário de crédito. Em agosto foi-lhe concedida a autorização com o n.º 000117.

Também os Franchisados da MaxFinance são Intermediários de crédito a título vinculado com o respetivo registo e autorização no Banco de Portugal.

Qual é o perfil dos Franchisados da MaxFinance?

A nossa Rede conta com 349 Franchisados, no Continente e Ilhas. Os nossos Franchisados são pessoas empreendedoras, que beneficiam de uma forte rede de parceiros com foco nas necessidades dos nossos Clientes. Profissionais talentosos com elevado grau de rigor e atenção ao detalhe e de grande confiança para tornar os sonhos das famílias portuguesas realidade.

Quem são os Clientes da MaxFinance?

No âmbito da atividade de Intermediação de Crédito, trabalhamos maioritariamente com o Cliente Português que pretende adquirir um imóvel, mas trabalhamos também na área do consumo, onde ajudamos os Clientes a concretizar projetos pessoais ou profissionais.

Qual o modelo de negócio da MaxFinance?

O nosso serviço começa sempre com a qualificação financeira, por conhecer a história do Cliente permitindo-lhe ter um acompanhamento mais personalizado. Numa segunda fase trabalhamos com os nossos parceiros.

O nosso Cliente é a nossa prioridade no processo, nós simplificamos, explicamos e acompanhamos todas as fases. 

Os Intermediários de Crédito MaxFinance são remunerados pelas entidades bancárias, não podendo receber quaisquer valores dos consumidores, designadamente a título de retribuição, comissão ou despesa. Desta forma, o serviço prestado é completamente gratuito para os Consumidores.

Quais são as vantagens de recorrer a intermediários de crédito, como os da MaxFinance?

Ao recorrer à MaxFinance, o Cliente conseguirá poupar tempo e dinheiro sempre com qualidade. Tempo, porque terá um profissional dedicado ao estudo do seu perfil, que apura as reais necessidades do Cliente e faz o contacto com as Instituições Financeiras. Dinheiro, porque, além de poupar nas deslocações às várias Instituições, terá a certeza de que lhe estão a ser apresentadas as propostas mais adequadas ao seu perfil.

É possível tratar de todo o processo de intermediação de crédito online, via videochamada, por exemplo?

Sim, é possível tratar de todo o processo de qualificação, análise e crédito à distância, existindo Instituições financeiras que apostam cada vez mais no digital, sendo possível efetuar aberturas de contas a distância.

A título de curiosidade, o Decreto-Lei n.º 126/2021, de 30 de Dezembro, estabelece o regime jurídico temporário aplicável à realização, através de videoconferência, de atos autênticos, ou seja, a partir de 4 de Abril, por um período experimental de 24 meses, será possível efetuar escrituras através de videoconferência.

Em que momento da jornada de consumo deve o Cliente entrar em contacto com a MaxFinance?

Aconselhamos todos os consumidores a consultarem um Intermediário de Crédito da rede MaxFinance antes de escolherem a sua casa, para fazermos a qualificação e análise junto dos nossos Parceiros.

No caso de o Cliente já ter escolhido a casa, o Franchisado MaxFinance instruirá o processo junto das Instituições Financeiras com quem estabeleceu protocolos e em 24 horas é possível aprovar um processo de crédito.

As taxas de juros devem começar a aumentar a qualquer momento. Que cautelas deve ter o Cliente?

Os economistas têm debatido o tema da subida das taxas de juro, no entanto de momento não dispomos de informação suficiente para responder a esta questão.

Um Cliente deverá sempre consultar a analisar as propostas de taxa variável ou taxa fixa. Deste modo, pode, de forma informada decidir entre uma taxa que varia em função da Euribor (indexante) ou decidir pela taxa fixa. Neste caso, a grande vantagem reside no facto de as prestações se manterem inalteradas ao longo de todo o prazo do crédito.

Qual é a taxa de esforço aceitável para possibilitar a atribuição de financiamento?

Hoje, por recomendação do Banco de Portugal utilizamos o termo Debt-Service to Income (DSTI).

O que é exatamente o DSTI ou Taxa de esforço? É rácio entre o montante total das prestações mensais associadas a todos os empréstimos detidos pelo consumidor e o seu rendimento mensal líquido de impostos e contribuições obrigatórias à Segurança Social. O mesmo não deverá ultrapassar os 50%.

Qual é a percentagem do valor do imóvel atualmente financiada pelos bancos?

O valor do imóvel é calculado com base em estudos de mercado e inclui o custo por metro quadrado, o número de assoalhadas, o ano de construção, a localização, a zona envolvente, entre outros elementos.

Já a percentagem de financiamento será no máximo 90% do menor valor apurado entre o valor de aquisição e o valor da avaliação bancária do mesmo.

O que recomenda para poupar nos créditos?

A minha recomendação é que todos os Clientes entrem em contactos com os Franchisados da Rede MaxFinance.

Os nossos Franchisados estão preparados para analisar caso a caso e ajudar todos os Clientes a conhecerem os produtos e as soluções que podem otimizar a poupança das famílias portuguesas.

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