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Gestão de arrendamento: salvaguarde as suas receitas e poupe em dores de cabeça

12.01.2022
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Para ter menos problemas, o proprietário pode recorrer a um serviço de gestão de arrendamento.

Como qualquer negócio, arrendar um imóvel, particular ou empresarial, acarreta riscos. O arrendatário pode não conseguir pagar a renda seja por que motivo for. Podem ocorrer situações de múltipla ordem, desde questões burocráticas a assuntos legais. Para libertar os senhorios deste trabalho existem soluções no mercado, nomeadamente o serviço de gestão de arrendamento.

A solução ideal para os senhorios é recorrer a um serviço de gestão de arrendamento eficiente. Este serviço da MaxFinance permite rentabilizar o espaço e ficar descansado.

Com este serviço, o proprietário passa para terceiros as preocupações com inquilinos, normas, burocracias, reclamações e questões legais. O serviço pode ser aplicado a casas, apartamentos, armazéns, escritórios ou espaços comerciais.

O que é o serviço de gestão de arrendamento?

O serviço de Gestão de Arrendamento consiste fundamentalmente num processo de intermediação entre proprietários e inquilinos, com o objetivo de maximizar tempo e rentabilidade de imóveis. Através deste serviço o proprietário liberta-se das questões burocráticas, do tempo despendido na gestão do processo de arrendamento e garante o cumprimento das normas legais vigentes. 

Quais são as funções do gestor de arrendamento?

Uma das principais funções é o tratamento da gestão de conflitos com os inquilinos, uma das questões que mais desmotiva os proprietários de arrendar os seus imóveis. Os motivos de conflitos prendem-se habitualmente com o incumprimento do pagamento das rendas, gestão de queixas e reclamações, atualizações de renda, vistorias de início e fim de contrato, cumprimento de obrigações fiscais e, é claro, a seleção dos arrendatários e análise de toda a documentação.


Como funciona a gestão de arrendamento?

A MaxFinance dispõe de consultores especializados na gestão de arrendamento. Os proprietários interessados em arrendar imóveis devem entrar em contacto e apresentar o imóvel destinado ao arrendamento e negociar todas as condições com comodidade. Esta opção permite libertar o proprietário das tarefas relacionadas com o arrendamento do seu imóvel a particulares ou empresas.

Quais os serviços incluídos na gestão de arrendamento?

Ao contratar este serviço, os gestores de arrendamento podem procuram inquilinos qualificados, tratar da gestão de obras ou vistorias finais. Sendo sempre necessário avaliar, antes de contratar, as necessidades específicas de cada imóvel em concreto. Encontrado o consultor certo, poderá terá partido de múltiplos serviços, entre os quais:

Promover imóvel

A promoção inclui tirar fotografias ao imóvel, a promoção em diversos portais imobiliários e a realização do acompanhamento dos pedidos de visita. A principal vantagem é o acesso a diversos portais para potenciar e agilizar o processo de angariação e seleção de inquilinos.

Selecionar os inquilinos

Inclui a realização de visitas ao imóvel, seleção de inquilinos qualificados para dar entrada no processo de arrendamento e o pedido da documentação necessária.

Elaborar contrato e registo

O serviço de gestão de arrendamento, depois de selecionado o inquilino e requisitado a documentação necessária, trata do contrato e registo no Portal da Autoridade Tributária.

Transferir contratos (água, luz e gás)

Quando os contratos de água, eletricidade e/ou gás estão registados em nome do proprietário ou mesmo de anteriores inquilinos, o serviço de gestão de arrendamento disponibiliza todo o apoio necessário para que estas transferências sejam realizadas para o nome do futuro contratante. Este processo garante a responsabilidade futura sob pagamentos não realizados.

Gerir reclamações e pedidos

O gestor de arrendamento irá também dar resposta às questões colocadas pelos novos inquilinos sobre o imóvel na altura do arrendamento, mas também ao longo do contrato. O objetivo deste serviço é solucionar e proteger o proprietário e o seu património.

Fazer cobranças de rendas e penalizações

Encontrar inquilino pode ser moroso, mas lidar com o inquilino poderá ser doloroso em algumas alturas. O serviço de gestão de arrendamento tem como um dos principais benefícios a cobrança aos inquilinos, para que o pagamento seja realizado dentro do prazo acordado. No caso de incumprimento, podem fazer interpelações para cobrança, e uma intervenção para que se apliquem as medidas e/ou as penalizações previstas na lei.

Emitir recibos de rendas

Emissão dos recibos em nome do proprietário, via Portal das Finanças, após o pagamento das rendas mensais, para que todo o processo esteja em conformidade com a legislação fiscal em vigor.

Pagar outras despesas fixas 

Alguns imóveis possuem despesas fixas (despesas de condomínio, taxas de gestão). Caso o proprietário solicite este tipo de intervenção, o gestor de arrendamento fica também responsável pelos respetivos pagamentos, com envio de relatórios e/ou disponibilização de acesso ao sistema para acompanhamento de todo o processo realizado.

Fazer avaliação, manutenção e gestão

O gestor de arrendamento pode também agir quando for necessário algum tipo de reparação no imóvel. Ficando a cargo desse profissional a avaliação, manutenção e acompanhamento de todo o processo. A responsabilidade não deixa de estar a cargo do proprietário, mas o processo é dirigido pelos consultores. 

Vistoriar e emitir respetivos relatórios

Outro serviço possível é a realização de vistorias e dos respetivos relatórios para garantir a conservação do imóvel, monitorização do estado do local e antecipação de possíveis problemas. Quanto mais cedo forem detetados os problemas e realizada a manutenção preventiva, mais tempo e dinheiro se pode poupar.

Atualizar as rendas

O tema da atualização das rendas é sensível. Desagradável de abordar. Mas o gestor de arrendamento pode-o fazer anualmente, sempre de acordo com o coeficiente legal estabelecido por lei. A decisão final do aumento cabe sempre ao proprietário.

Manter atualizadas obrigações fiscais e impostos 

Pode ainda contratar ao serviço de gestão de arrendamento, o apoio para o acompanhamento de quaisquer novidades e/ou alterações legislativas e fiscais para que tudo seja cumprido dentro do prazo.



Enviar o resumo anual de IRS

Por altura da entrega da declaração do IRS o seu gestor irá elaborar um documento com todas as despesas referentes ao imóvel, assim como as receitas obtidas ao longo do ano fiscal em apreço. Com esse dossier, a entrega do IRS fica ainda mais descomplicada.

Realizar intervenções em caso de sinistros

Quando ocorrerem incidentes com o imóvel, e o mesmo esteja coberto por seguro, a empresa de gestão de arrendamentos poderá realizar as devidas intervenções, para que o proprietário não precise lidar com estes problemas. 

Representar o proprietário em reuniões de condomínio

O proprietário será representado por na reunião de condomínio e no final de cada sessão, será realizada uma ata para que o proprietário tenha conhecimento dos assuntos discutidos e das decisões tomadas. 

Vantagens de usufruir do serviço de gestão de arrendamento

Em síntese, com esta variedade de opções dentro do serviço de gestão de arrendamento, o proprietário poderá estar muito mais descansado, especialmente se tiver vários imóveis arrendados.

Vai conseguir maximizar a rentabilização do imóvel, porque terá uma maior probabilidade de manter o imóvel arrendado, além de não perder tempo com a divulgação do imóvel e seleção dos inquilinos. Os depósitos mensais em conta estão garantidos, ficando a cobrança a cargo do serviço de gestão de arrendamento.

As vistorias, manutenções e avaliações periódicas serão realizadas pela empresa de gestão de arrendamento o que irá permitir a preservação do imóvel nas melhores condições, poupando tempo e dinheiro em futuras intervenções para corrigir danos.

Com o serviço de gestão de arrendamento o anúncio e divulgação do seu imóvel é assegurado numa rede de parceiros, o que é mais eficaz que publicidade individual em diversos sites. Poupa ainda o tempo de criar o perfil, fazer o carregamento de fotografias, publicar e acompanhar os pedidos de contacto e visita.

O seu gestor de arrendamento vai ter um papel no controlo do pagamento das rendas. O pagamento será monitorizado e também irá tratar da cobrança em caso de atraso. O proprietário receberá, todos os meses, na data acordada, o valor da renda na sua conta bancária.

Em suma, será um arrendamento sem problemas. Porque, como proprietário, irá deixar de se preocupar com as burocracias, incumprimentos ou quaisquer outros aborrecimentos. A informação é filtrada e os assuntos geridos, mantendo o proprietário informado, com o máximo profissionalismo e rigor.

Os consultores da MaxFinance estão à disposição para o ajudar na gestão de arrendamento e muito mais.

Adaptação do artigo Gestão de Arrendamento: Tudo sobre o Serviço


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